Como armazenar os alimentos para durarem mais?

Você já pensou qual é a lógica que nos leva a guardar certos alimentos na geladeira, outros no armário e alguns no balcão ou prateleira? Qual o real sentido de “cada coisa em seu lugar” além de, é claro, manter a cozinha em ordem?

Para conservar melhor a comida, garantindo que dure mais tempo e continue própria para o consumo, é necessário armazená-la corretamente, em condições ideais de temperatura e luminosidade. Nesse sentido, alguns alimentos acabam gerando dúvidas quanto ao local certo de armazenamento. Você está fazendo tudo direitinho? Descubra no nosso guia abaixo:

GELADEIRA

Não é à toa que esse eletrodoméstico é cheio de repartições. Cada espaço é indicado para armazenagem de um tipo de alimento, em função da diferença de temperatura. Acompanhe:

Porta: o “abre-fecha” faz com que a temperatura varie muito nessa área. O mais recomendável é guardar aqui alimentos que não serão prejudicados por essa variação, como sucos, água, molhos, condimentos e conservas.

Prateleira 1 – a mais alta: é a parte mais refrigerada, portanto ideal para alimentos perecíveis como laticínios, sobremesas e frios. As comidas prontas também devem ocupar esse espaço – de preferência armazenadas em recipientes de vidro com tampa (e nunca em panelas de alumínio!)

Demais prateleiras: para evitar a contaminação cruzada, carnes, aves e pescados devem ir para as outras prateleiras, embalados individualmente em um plástico-filme de boa qualidade. Se for um alimento que você não vai usar em breve, é melhor armazenar no congelador.

Gavetão: por ser a região menos fria, é o lugar ideal para guardar frutas, verduras e legumes. Tire-os das embalagens de origem e armazene em sacos plásticos para aumentar a durabilidade e proteção.

Dicas: ao chegar do supermercado, lave todas as embalagens antes de guardá-las e limpe a geladeira de 15 em 15 dias.

ARMÁRIO

Você sabia que a iluminação interfere na maturação do produto? É por isso que o armário é um espaço ideal para os alimentos que podem ficar em temperatura ambiente e precisam de um lugar seco e escuro. É o caso dos grãos, farinhas, líquidos e pacotes que ainda estiverem fechados.

PRATELEIRAS E BALCÃO

Nesses espaços pode guardar tudo o que não necessita de refrigeração ou de pouca luz, como os potes de alimentos secos e não perecíveis: açúcar, café, castanhas etc.

Gostou das nossas dicas? Como você armazena os alimentos aí na sua casa ou no seu restaurante? Conte pra gente nos comentários!

Alpfilm protege os seus alimentos e a sua saúde! Adquira o seu: https://alpfilm.lojaintegrada.com.br/

Assine nossa newsletter

para receber conteúdos e promoções exclusivas