Entenda de uma vez por todas: plástico-filme é reciclável?

A dúvida se o plástico-filme é reciclável é uma das mais frequentes entre consumidores. O motivo disso é simples: apesar de ser um plástico de uso comum, ele possui propriedades específicas, como sua grande flexibilidade. Então, para que você entenda melhor sobre seu descarte, preparamos este artigo com várias dicas boas!

 

Afinal, plástico-filme é reciclável ou não?

A resposta é sim! O plástico-filme, assim como todos os outros tipos de plástico de PVC, pode ser totalmente reciclado. E há três formas específicas de fazer isso.

  1. Reciclagem química

Ainda em fase de testes e aprimoração, essa é a maneira mais tecnológica para reciclar. Nela, o plástico passa por processos que envolvem várias substâncias até voltar a ser matéria petroquímica. Assim, ele pode ser utilizado novamente na cadeia produtiva.

  1. Reciclagem energética

Aqui, o material é transformado em combustível por meio de sua incineração. Graças aos avanços tecnológicos, é possível garantir que isso seja feito de maneira sustentável e economicamente rentável. Para evitar a emissão de gases poluentes, por exemplo, é preciso que o processo conte com filtros de ar.

  1. Reciclagem mecânica

Nessa técnica (que é a mais popular das três), o plástico é triturado por uma máquina e, após ser reprocessado, tem a sua vida útil aumentada e vira um novo produto. Quando o material é flexível, ele costuma se transformar em solado de sapato! Interessante, não é mesmo?

 

E, no Brasil, o que acontece com o plástico-filme?

No Brasil, o único tipo de reciclagem realizada com plásticos do tipo PVC é a reciclagem mecânica. Vários fatores explicam isso, como o custo alto dos outros métodos e a dificuldade na coleta do material. 

Ainda assim, o Brasil quase se equipara a diversos países, como França e Reino Unido, quando o assunto é a quantidade de plástico PVC reciclado. A taxa nacional, segundo a pesquisa mais recente sobre o tema pelo Instituto Brasileiro do PVC, é de 17,1% de PVC pós-consumo reciclado. 

No mesmo levantamento, foi divulgado que as 72 empresas de reciclagem consultadas pelos especialistas faturam cerca de R$ 142 milhões e geram mais de 1.400 empregos. Além disso, é possível perceber que o ramo vem crescendo na última década – e tem potencial para avançar muito mais!

 

Então como devo descartar o meu plástico-filme? 

Precisamos ter alguns cuidados especiais com o descarte do plástico-filme para facilitar o trabalho e tornar possível a reciclagem. Por isso, separamos algumas recomendações para você.

  1. Limpe o plástico antes de descartá-lo!

Quando existem resíduos de alimentos no plástico, a reciclagem é dificultada. Isso porque os materiais se confundem no reprocessamento, podendo até mesmo causar danos ao maquinário. Dessa forma, é imprescindível que o plástico passe por uma higienização básica antes do descarte para evitar, principalmente, restos de comida de tamanho maior. 

  1. Descarte no destino correto!

Apesar de o plástico de PVC ser completamente reciclável, ele não pode ser descartado com os demais tipos de plástico e precisa ser direcionado para pontos de coleta específicos. Isso é muito importante, porque o polímero do PVC se difere dos polímeros que compõem outros plásticos. Por isso, sua reciclagem é feita de forma separada para garantir a efetividade do processo.

Para encontrar o ponto de coleta adequado, você pode clicar neste link e selecionar a categoria “filme plástico”. Depois, basta digitar o seu CEP e descobrir as opções mais próximas de sua casa para realizar a reciclagem. 

Além disso, é importante lembrar que, no caso de utilização do plástico-filme para fins que podem gerar contaminação – a área médica, por exemplo –, é importante não descartá-lo em pontos de reciclagem comuns. O ideal é seguir a legislação vigente para fazer o descarte no lixo apropriado e evitar possíveis complicações.

  1. Utilize de forma consciente! 

O comportamento sustentável não passa apenas pela reciclagem. Também é interessante ter em mente que o plástico deve ser usado de forma responsável. Para isso, você pode comprar de marcas que combatem o desperdício e oferecem seu plástico-filme em uma embalagem-trilho, por exemplo. Assim, você evita que o produto embole, gastando apenas o necessário para que seus alimentos sejam protegidos da forma adequada.

Além disso, você também pode contribuir com o meio ambiente evitando o desperdício de alimentos! Para isso, opte pelo único plástico-filme do mercado que possui escudo de proteção antibacteriano. Assim, os seus alimentos duram muito mais (confira uma prova aqui!).

E aí? Agora está mais claro? O plástico-filme é reciclável e cada um pode fazer a sua parte para garantir uma boa vida para as gerações futuras!

 

Leave a comment