5 alimentos que ajudam a fortalecer sua imunidade!

Temos vivido uma situação delicada com a chegada do novo Coronavírus ao país. As recomendações feitas pelas autoridades é para que a gente fique em casa e evite o contato social. Contudo, os efeitos da pandemia ainda são incertos e algumas pessoas precisam deixar suas casas para ir ao trabalho, como acontece com os profissionais de saúde e segurança pública. Sendo assim, é fundamental cuidarmos bem da nossa imunidade, para que, em caso de contaminação, a doença não se manifeste de forma tão agressiva.

Mas como posso melhorar a imunidade?

Esse é um mecanismo que atua na defesa do organismo contra a ação de agentes invasores que podem causar doenças, como fungos, bactérias e vírus. Assim, quando a imunidade de uma pessoa está baixa, ela fica mais propensa a desenvolver infecções —  exatamente como acontece quando entramos em contato com o COVID-19. 

Nesse contexto, ter uma boa alimentação contribui para que o sistema imunológico atue de forma mais eficaz em caso de contaminação. É válido ressaltar que nenhum alimento é capaz de evitar o contágio pelo Coronavírus, mas alguns deles ajudam a evitar que a infecção cause grandes danos à saúde, principalmente em pessoas do grupo de risco. 

Pensando nisso, listamos alguns alimentos que ajudam a fortalecer a sua saúde e, por isso, podem fazer toda a diferença durante esse período. Mas é importante lembrar que ter uma alimentação balanceada é essencial para que o sistema imunológico funcione bem sempre, não somente em tempos de pandemia.  

#1- Iogurte natural

Esse alimento é um forte aliado do sistema imunológico. Afinal, o iogurte é rico em probióticos naturais (bactérias benéficas que compõem a flora intestinal), capazes de contribuir para o aumento da produção das células de defesa no intestino.

#2- Oleaginosas

As oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, são grandes fontes de vitaminas, minerais, fibras e gorduras que fazem bem ao organismo. E elas ainda possuem funções antioxidantes que ajudam a turbinar o sistema imunológico.

O ideal é que esses alimentos sejam consumidos in natura e em pequenas porções diárias, visto que podem ser bem calóricos.

#3- Frutas cítricas

Se consumidas regularmente, as frutas cítricas — como o limão, a laranja, o morango e o abacaxi — ajudam a fortalecer a defesa natural do organismo. Isso porque elas são ricas em vitamina C, nutriente que contribui para a formação de células do sistema imunológico.

#4- Vegetais verde-escuros

Os vegetais verde-escuros, como brocólis, rúcula, espinafre e couve, possuem um importante papel na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. E ainda são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

#5- Salmão

Por ser um alimento rico em ômega 3, o salmão ajuda a aumentar a imunidade. É também um grande aliado para a redução do risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 

Como se proteger nas idas ao mercado?

Para conter a propagação do COVID-19, é preciso redobrar os cuidados com a higiene, como lavar as mãos e desinfentar a casa. Mas a principal recomendação dos médicos é que a gente evite sair de casa. Por isso, muitas pessoas decidiram comprar maiores quantidades de mantimentos, com o objetivo de evitar as idas frequentes ao supermercado. Para ajudar você a otimizar essa tarefa, garantindo a adequada conservação dos alimentos, temos mais algumas dicas:

  • no momento da compra, opte pelos alimentos essenciais — e que contribuem para o fortalecimento da imunidade — em uma quantidade que seja suficiente para o período de duas semanas (prazo de isolamento para uma pessoa infectada);
  • se possível, procure ir ao mercado em horários alternativos e mantenha uma distância segura de outras pessoas no local. Além disso, o ideal é que apenas um integrante da sua família fique responsável por essa função; 
  • ao chegar em casa, é importante lavar bem as mãos e os braços. Lembre-se também que, antes de guardá-los, os mantimentos e suas embalagens precisam ser devidamente higienizados; 
  • para manter os alimentos conservados durante esse período, conte com a Alpfilm! O plástico-filme e o saco Zip Lock da linha Protect possuem um escudo antibacteriano, que ajuda a prolongar a vida útil dos suprimentos. Assim, você pode utilizar embalagens alternativas, a fim de armazená-los de maneira mais segura. 

Entre as medidas de prevenção recomendadas durante a pandemia do Coronavírus, a principal delas é manter o distanciamento social. Entretanto, nesse momento, todo cuidado é pouco. Assim, fortalecer a imunidade é importante para evitar que a doença cause grandes danos ao organismo em caso de contaminação. E lembre-se: é importante não fazer grandes estoques em casa. Compre somente o necessário para manter sua família por 15 dias, para que não faltem suprimentos à outras pessoas, combinado?

Gostou das nossas dicas? Para ter acesso a mais conteúdos como este, continue nos acompanhando por aqui e siga as nossas redes sociais: Instagram e Facebook!

Assine nossa newsletter

para receber conteúdos e promoções exclusivas