8 dicas para economizar tempo e dinheiro na cozinha

Não é novidade para ninguém que o hábito de cozinhar em casa traz muitos benefícios à saúde. Afinal, a liberdade para decidir o próprio cardápio e os ingredientes, geralmente, incentiva uma alimentação mais saudável. Além disso, para muitas pessoas, preparar os alimentos é um ato terapêutico. Por outro lado, sem planejamento e organização, as refeições caseiras podem demandar muito tempo de preparo e ter um custo maior do que o esperado. A boa notícia é que isso pode ser resolvido. Com alguns ajustes, é possível economizar tempo e dinheiro na cozinha

Entenda as vantagens de aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha 

A pandemia do Novo Coronavírus afetou a vida de muita gente, em diversos aspectos. No mercado de trabalho, a crise forçou negócios a demitir parte de seus funcionários. Dos que saíram ilesos, muitos começaram a trabalhar em regime de home office, para evitar o risco de contaminação entre funcionários. 

De qualquer modo, a preocupação com as finanças cresceu — e levou as pessoas que comiam em restaurantes, ou pediam comida por delivery com frequência, a repensar esses hábitos. Mas, afinal, como evitar gastos desnecessários e economizar tempo ao preparar as refeições em casa? Reunimos dicas que podem ajudar você a otimizar essa tarefa.

#1 – Planejamento em primeiro lugar

Antes de ir às compras, monte o cardápio da semana, para deixar mais claro o que precisa ser comprado. Depois disso, lembre-se de checar a despensa e fazer uma lista com os itens que estão em falta. Esse hábito vai reduzir o tempo que você passa no mercado e ajudar a adquirir apenas com o necessário. Uma boa dica para esse momento é certificar-se de ter sempre “ingredientes-chave” disponíveis em casa. Arroz, feijão, ovos, farinha, macarrão, manteiga, cebola, tomate e outros itens que fazem parte da sua rotina e rendem boas receitas são alimentos que não podem faltar, não é mesmo?

#2 – Encontre a frequência ideal de compras

Fazer compras esporádicas pode aumentar — e muito — as contas no final do mês. Por isso, o ideal é dar um espaço de, no mínimo, uma semana entre uma ida ao mercado e outra. Ah! Nada de ir com fome, hein? Assim, será mais fácil resistir à tentação de levar mais comida que o necessário para casa.

#3 – De olho nos preços

Se você deseja economizar na hora das compras, o ideal é dar atenção à safra dos alimentos. Em cada época do ano, diferentes frutas, verduras e legumes são encontrados em maior quantidade e qualidade. Isso significa que eles estarão disponíveis por um preço mais baixo. Então, o segredo é pesquisar antes de fazer qualquer escolha.

#4 – “Meio caminho andado”

Comida pré-pronta é sinônimo de praticidade. E, não, nós não estamos falando sobre industrializados. É possível adiantar o preparo da “comida de verdade” e deixar tudo mais fácil na hora de cozinhar. Ao chegar do mercado, higienize e corte os alimentos crus que serão usados durante a semana antes de armazenar. A dica permite que frutas, verduras, legumes e carnes sejam mantidos por dias no congelador — desde que bem embalados. Para evitar contaminações e prolongar a vida útil desses itens, basta armazená-los em saquinhos tipo Zip Lock

#5 – A técnica de cozinhar “em lotes”

“Cozinhar em lote” é uma expressão popular que significa preparar, de uma só vez, uma quantidade de comida suficiente para vários dias. Para isso, reserve algumas horas — do final de semana ou de um dia mais tranquilo — para fazer as refeições semanais. Evite variar muito o cardápio para poupar tempo. O segredo para não enjoar da pouca variedade é planejar diferentes receitas com os mesmos ingredientes e sempre investir nos temperos. Depois de prontos, basta porcionar os alimentos e levar ao congelador. Para isso, utilize potes com tampas ou vedados com filme de PVC. A fim de conservar melhor as texturas e sabores, também é possível deixar as refeições semi-prontas e finalizar o preparo na hora de servir. 

economizar-tempo-e-dinheiro-na-cozinha-com-plástico-filme                                                                    Crédito da imagem: Ingrediente da Vez

#6 – Sem bagunça na cozinha

Ter uma boa organização é essencial para economizar tempo em qualquer atividade do dia a dia — e na cozinha não poderia ser diferente. Então, antes de mais nada, separe tudo aquilo que você vai precisar para preparar as refeições. Assim, todos os ingredientes e utensílios estarão sempre à mão quando necessário. 

Além disso, que tal aproveitar o tempo em que os alimentos estão no fogo para lavar e guardar o que não será mais útil? Dessa forma, a pilha de louças sujas após o almoço ou jantar fica bem menor. E, claro, a sua satisfação aumenta consideravelmente ao cozinhar em um lugar sem bagunça.

#7 – O segredo é aproveitar

Aproveitar os alimentos integralmente é um dos segredos para economizar tempo e dinheiro na cozinha. Sabe aquele pãozinho amanhecido que seria jogado fora? Basta colocá-lo no forno ou na fritadeira elétrica por alguns minutos para que fique como novo. O pão velho ainda pode se transformar em tortas, torradas, pudins e várias outras receitas. Além disso, a água utilizada para cozinhar legumes e o caldo das carnes podem ser reaproveitados para preparar arroz, sopas ou molhos, por exemplo. Do mesmo modo, as sobras dos alimentos podem se tornar protagonistas de pratos deliciosos. Basta um pouco de criatividade e coragem para experimentar!

#8 – Truques para um bom armazenamento

Por último, mas não menos importante: alguns cuidados com o armazenamento são importantes para prolongar a vida útil dos alimentos e ajudar você a poupar dinheiro. Usar o plástico filme para embrulhar frutas e legumes, por exemplo, permite que eles se mantenham conservados por muito mais tempo. Já as hortaliças podem ser higienizadas e levadas à geladeira dentro de sacos Zip Lock, a fim de preservar seus nutrientes. O mesmo pode ser feito para manter as ervas frescas — apenas lembre-se de deixar um pouco de ar dentro das embalagens. Viu como é fácil?

Preparar a comida em casa é uma ótima alternativa para quem deseja ter uma alimentação mais saudável. No entanto, algumas práticas podem fazer com que o preparo das refeições demande muito tempo e saia mais caro do que o esperado. Mas, seguindo as dicas do nosso artigo, vai ser fácil aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha. Gostou das sugestões? Nos acompanhe também pelo Instagram, Facebook e LinkedIn.

Assine nossa newsletter

para receber conteúdos e promoções exclusivas