Coronavírus: saiba como intensificar os cuidados durante as compras

Com a pandemia, começamos a repensar alguns hábitos que colocam em risco a nossa saúde e das pessoas que moram com a gente. Assim, higienizar as mãos com frequência precisa se tornar parte da nossa rotina. Além disso, para prevenir o contágio pelo coronavírus, a possibilidade de sair de casa deve ser considerada apenas quando for realmente necessária. E quando o destino for o mercado, sacolão ou a vendinha do bairro, uma medida importante é tomar alguns cuidados durante as compras

Seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS), em algumas cidades, o comércio ainda está restrito às atividades essenciais. Enquanto isso, outros estabelecimentos estão trabalhando com o serviço de delivery e vendas pela internet. Entretanto, uma dúvida comum entre as pessoas é sobre como evitar a contaminação nas idas ao mercado e ao receber entregas em casa. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudar você neste momento!

Os principais cuidados durante as compras no mercado

Antes de sair de casa, fazer uma lista com os itens que estão em falta na despensa pode ajudar a reduzir o tempo que você vai passar no mercado. Além disso, se proteger com máscara e álcool em gel é um cuidado necessário, tanto com você quanto com os outros. 

Dê preferência a horários com menos movimentação e procure manter uma distância de, pelo menos, 1,5 metro em relação a outros consumidores quando estiver na fila do caixa. E na hora do pagamento, sempre que possível, opte por cartão. Assim, você evita receber troco em dinheiro, algo que circula nas mãos de muitas pessoas.

Durante as compras, tenha em mente que evitar tocar o rosto antes de higienizar as mãos é uma regra básica. Afinal, mesmo sem entrar em contato direto com outras pessoas, o toque em superfícies contaminadas pode ser o suficiente para transmitir o vírus para as mãos. 

Ao chegar em casa, tire os sapatos ainda na entrada e, depois, lave-os ou faça uma limpeza com álcool em gel. Em seguida, lave bem as mãos, os braços e o rosto, com água e sabão, e troque as suas roupas. Antes de armazenar as compras, as sacolas plásticas devem ser descartadas. Já as embalagens próprias dos produtos podem ser lavadas, com água e sabão, ou substituídas por sacos Zip Lock

No caso de frutas, legumes e verduras, lave-os em água corrente e deixe-os de molho em uma solução de água sanitária, com uma colher do produto para cada litro de água filtrada. Depois, basta enxaguá-los bem, novamente em água corrente.

O delivery pode ser a solução dos seus problemas

Com os restaurantes fechados, o sistema de entrega em casa é a opção mais segura para quem prefere não preparar suas próprias refeições. Mas para isso, alguns cuidados precisam ser tomados. 

No preparo da comida — desde que o restaurante adote as medidas de higiene — os riscos de contaminação são pequenos. Nesse cenário, o maior problema está na entrega, tanto para o entregador quanto para o cliente. Por isso, sempre que possível, opte pelo pagamento através de aplicativo e pelo sistema de delivery sem contato com o entregador. Caso contrário, pagar com o cartão e manter uma distância segura é a melhor alternativa.

Ao receber o pedido, transfira a refeição para um recipiente limpo e descarte a embalagem original no lixo. Uma dica para reduzir a frequência das entregas é pedir todas as refeições do dia de uma só vez. Para conservar os alimentos, basta armazená-los em potes com tampa, ou vedados com plástico-filme, e levá-los à geladeira. 

E na hora de receber entregas pelos Correios?

Um estudo recente, publicado no New England Journal of Medicine, concluiu que o coronavírus sobrevive, em média, 72 horas no aço inoxidável e no plástico; no papelão, por 24 horas; e no cobre, por 4 horas. Por isso, você fez uma compra on-line e não sabe o que fazer quando o pedido chegar? Calma, não precisa entrar em desespero! Para garantir segurança ao receber suas compras, é só seguir algumas recomendações.

Primeiro, procure manter uma distância segura do entregador. Caso precise recebê-lo dentro de casa, ofereça a higienização das mãos com álcool em gel e permita o acesso. Depois, basta descartar a embalagem do produto no lixo para evitar contato com a superfície do material. Simples, não é mesmo?

Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, devemos tomar alguns cuidados durante as compras. Mas não é preciso se desesperar. Afinal, seguindo esses passos simples, as chances de contaminação por esses meios se tornam bem pequenas. Deseja receber mais dicas práticas de como se proteger neste momento? Continue acompanhando o nosso blog e siga também o nosso Instagram 🙂

Assine nossa newsletter

para receber conteúdos e promoções exclusivas