O que é BPA e por que devemos evitá-lo no nosso dia a dia?

Muito temos visto em produtos à base de plástico o símbolo: BPA FREE. Isso indica que é um produto livre de BPA. Mas o que é BPA e por que é importante os plásticos serem libertos de tal componente? Saiba agora! 

Bisfenol A também conhecido como BPA é um difenol, um composto usado na produção de policarbonato, material presente na maioria dos plásticos rígidos e transparentes, como também na produção da resina epóxi, que faz parte do revestimento interno de latas que acondicionam bebidas e alimentos.

A substância é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, mas no Brasil era utilizada na produção de garrafas plásticas, mamadeiras, copos para bebês e produtos de plástico variados, sendo proibida apenas ao final de 2011.

As aplicações a base de Bisfenol A, pelas propriedades conferidas ao material por essa substância, são muitas, entre elas estão DVDs, computadores, eletrodomésticos, revestimentos para latas de comida e bebida, e muitos itens plásticos, como mamadeiras, brinquedos, talheres descartáveis, entre outros. Pequenas quantidades de bisfenol A também são usadas como preparador de cor em papéis térmicos (extratos bancários e comprovantes).

 

O perigo do BPA

Em 1950, a ONG National Workgroup for Safe Markets analisou cerca de 50 tipos de alimentos armazenados em embalagens plásticas rígidas e semi-rígidas e o resultado foi assustador: o Bisfenol A (BPA) estava presente em 92% das embalagens analisadas. Porém, desde a década de 1930 que se suspeita que seja prejudicial à saúde humana. Mas quais são os efeitos do BPA sobre a saúde?

O bisfenol A é um diruptor endócrino que mimetiza os hormônios do organismo e pode causar efeitos negativos sobre a saúde. Estudos feitos em 2007 concluíram que o bisfenol A bloqueia os receptores do hormônio da tireóide, além de afetar o desenvolvimento cerebral e o comportamento de fetos e bebês, além de poder afetar o comportamento ligado ao dimorfismo sexual no adulto.

E não para por ai os malefícios do BPA: Hiperatividade, déficit de atenção, aumento da sensibilidade a drogas de abuso, câncer de mama, aumento da próstata, anomalias do ovário, disfunção sexual masculina, afetamento do coração de mulheres, aborto, prematuridade, restrição ao crescimento intrauterino e pre-eclampsia, impacta a permeabilidade intestinal e indução à asma, são mais riscos que o BPA traz à saúde humana.

 

Como podemos evitar o contato com o BPA?

  • Sempre use mamadeiras e utensílios de vidro para os bebês;
  • Jamais esquente ou leve ao freezer bebidas e alimentos acondicionados em recipientes de plástico. O BPA e outros tipos de bisfenóis (tão ou mais nocivos) são liberados em maiores quantidades quando o recipiente plástico é aquecido ou resfriado;
  • Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Não utilize detergentes fortes, esponjas de aço ou máquina de lavar louça para lavar recipientes de plásticos;
  • Sempre que possível, opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos;
  • Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas;
  • Não imprima extratos e comprovantes. Dê preferência às versões digitais, como a comprovação do débito por SMS, por exemplo.

 

Como identificar o BPA nas embalagens

Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 (PC – policarbonato) dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.

Os produtos plásticos mais utilizados e que contêm bisfenol são os utensílios de cozinha como mamadeiras, pratos e recipientes de plástico, estando presentes também em CDs, utensílios médicos, brinquedos e eletrodomésticos.

Lembrando que todos os produtos Alpfilm são produzidos com PVC, nr 3 dentro do símbolo de reciclagem e dentro das normas da ANVISA para embalagens em contato com alimentos!

Portanto, confie na Alpfilm para cuidar ainda melhor da sua saúde!

Se interessou pelo produto ?

Deixe uma resposta