Papel filme, plástico insulfilm e filme PVC: existe diferença?

O plástico-filme é ideal para ser utilizado no preparo de receitas e para armazenar os alimentos na geladeira, no congelador ou, até mesmo, em temperatura ambiente. No entanto, diante das inúmeras opções disponíveis no mercado, pode surgir a dúvida: existe diferença entre papel filme, plástico insulfilm e filme PVC? São tantas possibilidades para designar um produto, que essa confusão acontece com frequência. Mas, para facilitar a sua vida, neste artigo vamos ajudar você a compreender melhor essas variações.

Qual a diferença entre papel filme, plástico insulfilm e filme PVC?

Quem cozinha com frequência e, principalmente, quem é responsável por abastecer a dispensa, certamente já teve essa dúvida. A verdade é que muitas pessoas utilizam esses termos para falar de um mesmo produto: o plástico-filme. Contudo, existem diferenças significativas entre eles. 

A palavra insulfilm, originalmente, se refere a uma película de proteção solar para vidros, muito utilizada em automóveis e residências. O termo “papel filme, por sua vez, é uma variação linguística de plástico-filme. E, embora seja uma forma popular para mencionar o produto, a palavra “papel” contradiz as características do material — que é feito de plástico. 

Por fim, PVC faz referência ao policloreto de vinila: um polímero sintético que dá origem ao filme usado para armazenar e conservar alimentos. Então, o nome que vai ajudar você a encontrar o que procura com mais facilidade é filme PVC. Ou plástico-filme, como é popularmente conhecido. 

Um grande aliado na cozinha

O plástico-filme é muito utilizado para embalar os alimentos que foram retirados de suas embalagens originais. Contudo, ele foi pensado para oferecer ainda mais benefícios ao consumidor. 

A transparência do filme PVC viabiliza a fácil identificação do que há em seu interior, além de permitir que a pessoa acompanhe o estado de conservação do alimento sem a necessidade de abrir a embalagem.

Perfeito para armazenar alimentos crus ou cozidos, quentes ou frios, ele pode ser utilizado para vedar recipientes ou em contato direto com os produtos. Entretanto, a segunda alternativa não é recomendada em caso de exposição a altas temperaturas.

Por ter grande aderência, o plástico-filme reduz o contato do alimento com o oxigênio presente no ar, contribuindo para prolongar a vida útil. E, para garantir total segurança no preparo das refeições, Alpfilm Protect é o único do mercado com um escudo de proteção antibacteriana capaz de eliminar 99,96% dos microorganismos que aceleram a deterioração dos alimentos e são causadores de intoxicações alimentares. 

Mas você certamente já notou que uma desvantagem do uso do plástico-filme está no fato dele embolar e rasgar com facilidade, não é mesmo? Se esse problema te incomoda, ficamos felizes em dizer que nós temos a solução. A caixa trilho desenvolvida pela Alpfilm conta com um sistema exclusivo, que permite cortar o produto no tamanho desejado e evitar que a ponta se perca no rolo — proporcionando ainda mais economia e praticidade no seu dia a dia. 

Dicas de ouro para  um bom uso do filme PVC

Para que você possa aproveitar da melhor forma possível seu rolo de plástico-filme, evitando que sua eficácia seja comprometida, reunimos algumas dicas.

  • O filme PVC não deve ser levado ao forno, mas pode ser utilizado no microondas. Para isso, use o produto para tampar o recipiente que vai armazenar a receita — e nunca em contato direto com o alimento. 
  • Para evitar contaminações, não reutilize o plástico-filme. Após o uso, é importante fazer o descarte do material no lixo próprio para reciclagem. 
  • Evite manusear o plástico-filme em superfícies sujas, para que ele não transfira microorganismos indesejáveis para os alimentos. Além disso, lembre-se de higienizar bem as mãos antes de usar o produto.
  • O filme PVC possui inúmeras funções que vão além da cozinha. Para descobrir como ele pode facilitar sua vida no dia a dia, acompanhe os conteúdos que publicamos frequentemente em nosso Instagram.

Os termos papel filme e plástico-filme são popularmente utilizados para se referir ao filme PVC. Contudo, tão importante quanto saber a nomenclatura correta, é prestar atenção à qualidade do produto que você está adquirindo, para garantir máxima proteção durante as refeições. Para isso, você pode contar com a Alpfilm! Acesse a nossa loja virtual e conheça o Programa Fidelidade Alpfilm! Com ele, você acumula pontos que podem ser trocados por descontos na sua próxima compra.

Assine nossa newsletter

para receber conteúdos e promoções exclusivas