benefício-do-saco-picotado-na-cozinha

Saiba porque você deve ter um rolo de saco picotado em casa

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como guardar os alimentos para durarem mais tempo, a fim de trazer praticidade e economia ao seu dia a dia. E agora, com o distanciamento social, essa questão se tornou ainda mais frequente e necessária. Afinal, é preciso evitar as idas ao supermercado e ainda dar conta de todas as tarefas: home office, aulas online e cuidados com a casa. Mas não se preocupe! O saco picotado pode ser uma ótima solução, como vamos mostrar para você neste artigo.

Por que não devemos usar sacolinhas de supermercado?

A forma de armazenamento interfere muito na durabilidade dos alimentos, prolongando ou reduzindo a sua vida útil. Muitas pessoas aproveitam as sacolas que trazem do mercado para guardar os alimentos, dentro e fora da geladeira, mas especialistas afirmam que essa prática pode ser perigosa para sua saúde. O motivo é que, geralmente, elas são feitas de material reciclado e passam por um processo de pigmentação e plotagem. E tudo isso traz componentes nocivos, que podem ser transferidos para os alimentos contidos nas sacolas.

Outra questão importante, tanto no caso das sacolinhas quanto das embalagens próprias dos produtos, é o fato de elas circularem entre muitas pessoas no mercado, ficando impregnadas com sujeiras que serão levadas para a sua geladeira. Vale lembrar também que as embalagens podem, facilmente, se tornar veículos de transmissão do coronavírus. Além de serem foco de fungos e bactérias que aceleram a deterioração dos alimentos, podendo causar, por consequência, intoxicações alimentares.

Por isso, ao chegar em casa, é importante que as embalagens sejam descartadas e as sacolinhas reaproveitadas apenas para a coleta de lixo. Para substituí-las, o ideal é utilizar recipientes com tampa ou saquinhos plásticos adequados para o armazenamento dos alimentos, como o saco picotado.

Mil e uma utilidades…

Muito utilizado em feiras, supermercados, açougues e horti-frutis, o saco plástico picotado é uma “mão na roda” em vários estabelecimentos comerciais. Mas, além de suas vantagens para uso profissional, ele também pode ser muito útil na sua casa. 

#1 – Aumenta a durabilidade dos alimentos

O saco picotado reduz a área de contato dos alimentos com o oxigênio presente no ar, contribuindo, assim, para conservá-los por mais tempo.   

#2 – Reduz as chances de contaminação

Quando bem armazenados, os alimentos correm menos risco de serem contaminados por sujeiras e microorganismos que podem estar alojados na sua geladeira. Além disso, por se tratar de um material confeccionado exclusivamente para esse fim, os componentes do saco picotado não contaminam os alimentos, evitando intoxicações alimentares e alergias.

#3 – Deixa tudo mais organizado

Com um rolo de saco picotado sempre à mão, separar os alimentos na geladeira fica muito mais prático. Além disso, por ser transparente, ele facilita a identificação do que está em seu interior. E isso vai ajudar você também a acompanhar o estado de conservação dos alimentos, para que possa consumi-los antes do prazo de validade.

#4 – Oferece um ótimo custo-benefício

O saco picotado está disponível em diversos tamanhos, então você pode escolher a opção ideal para o seu dia a dia. Eles são produzidos com resina de polietileno de alta densidade (PEAD) para serem bem resistentes, oferecem um ótimo custo benefício e ainda poupam seu tempo, em função do sistema de corte picotado, que facilita a manipulação.

Como o saco picotado pode se tornar um grande aliado no dia a dia?

Ele é ideal para armazenar carnes, frutas, verduras e legumes. Mas alguns alimentos podem ser mais sensíveis a variações de temperatura e umidade. Por isso, é importante tomar certos cuidados para garantir que eles fiquem conservados por mais tempo:

  • algumas frutas, como banana, maçã, manga, mamão, abacate, ameixa, caqui, kiwi, maracujá, pêra, pêssego e tomate, emitem o gás etileno: substância responsável pelo seu amadurecimento. Se outros alimentos absorverem esse gás, se deterioram mais rapidamente. Por esse motivo, elas devem ser armazenadas separadamente.
  • antes de guardar frutas e vegetais, certifique-se de que eles estejam devidamente higienizados. Além disso, é importante retirar a umidade dos alimentos para prevenir a proliferação de fungos e bactérias. Uma dica é secá-los com um papel toalha.
  • embora seja recomendado evitar que os alimentos fiquem em contato com o ar, hortaliças, legumes e algumas frutas precisam de ventilação. Para isso, experimente fazer pequenos furos no saco plástico, a fim de que eles possam “respirar”.
  • deixar os alimentos in natura dentro de sacos plásticos, na parte mais baixa da geladeira, vai ajudar a deixá-los sempre frescos.

O saco picotado da Alpfilm é o produto ideal para embalar carnes, frutas, verduras e legumes no dia a dia, assim como para o uso profissional. Isso porque ele conserva melhor os alimentos, evitando a proliferação de microorganismos causadores de intoxicações alimentares. E ainda reduz as idas ao mercado, diminuindo as chances de contágio pelo coronavírus por meio das embalagens. Experimente!

Assine nossa newsletter

para receber conteúdos e promoções exclusivas

*Produto cientificamente aprovado na proteção contra bactérias e fungos, maximizando a durabilidade de alimentos e reduzindo a chances de doenças infecciosas e o contágio pela COVID-19, de acordo com testes feitos com o vírus SARS-CoV-2.